A publicidade na internet ainda é cara para os empreendedores de pequenos negócios. Além do custo de se fazer campanhas em Adwords ou Facebook Ads, as técnicas exigidas ainda estão distantes dos empreendedores.

ANUNCIE GRATIS SUA EMPRESA

Mas a boa notícia é que existem sites interessantes que servem para divulgação gratuita. Veja as dicas abaixo e se prepare para ganhar mais clientes:

 1 – MERCADO AZUL

mercadoazulprint

No Mercado Azul www.mercadoazul.sebrae.com.br você pode anunciar gratuitamente seu negócio sem se preocupar com datas de expiração do anúncio ou limite de anúncios como acontece no OLX.

Não há a exigência de possuir CNPJ, qualquer empreendedor pode anunciar a sua oferta. Basta clicar em https://mercadoazul.sebrae.com.br/#/fornecedor/cadastrar.

 

2 – GOOGLE MAPS

maps

Se você possui um estabelecimento físico esse é o melhor lugar para cadastrar sua empresa e ter visibilidade no Google. Acesse https://www.google.com.br/intl/pt-BR/business/ e cadastre sua empresa. O ponto a melhorar do site é ainda a grande espera, cerca de 15 dias, para o cliente receber uma carta de verificação do ponto comercial.

 

3 – OLX

olx

O OLX  www.olx.com se parece com o Mercado Azul na facilidade de postagem e no alto fluxo de pessoas. É um dos sites mais usados na Brasil. As limitações para os empreendedores são a falta de categorias especificas para as atividades empreendedoras, o tempo de validade do anúncio, que não passa de 1 mês e custo para anunciar ou ter destaque nos anúncios. Além disso o site é focado em coisas usadas. Pra Desapegar!

 

4 – GRUPOS DO WHATSAPP

busca grupos do whatsapp

Muitos pequenos negócios descobriram os grupos de negócios do Whatsapp e estão se dando muito bem.

As empresas criam grupos de clientes e passam a receber seu pedidos no grupo (Veja esse exemplo) . A vantagem é que quando você envia uma oferta em resposta a um cliente por um produto ou serviço, os outros clientes podem se interessar pela mesma oferta.

Crie seu grupo ou participe de outros em www.buscagrupos.com

 

5 – TELELISTAS

telelistas

Lembra das páginas amarelas do catálogo da Telelista? Pois é, ele ainda existe na internet e permite anúncios gratuitos, com a desvantagem de não conseguir muito destaque nas buscas, pois o site privilegia os que pagam. Mas ainda assim vale anunciar! Quanto mais presença digital, mais facilidade você terá para aparecer quando alguém buscar seu produto ou serviço no Google. www.telelistas.net

 

DICA FINAL!!!! ATENÇÃO COM AS REDES SOCIAIS!!!!

Não use as páginas das redes sociais como Facebook ou Instagram esperando receber muitos novos clientes. Essas páginas têm dificuldade de aparecer no Google. As redes sociais são boas para relacionamento e fidelização daqueles que já são clientes. Se você quiser receber mais clientes em suas páginas você terá que comprar anúncios. Ou seja, não são gratuitas. Mesmo assim é importante ter perfis nas redes sociais, mas faça isso depois de promover a sua presença nesses 5 sites acima.

Veja mais dicas de uso de canais digitais para o seu negócio em www.sebraemercados.com.br/canaisdigitais .